quinta-feira, 18 de agosto de 2011


UNIDADE I
Atividade 1.5

Na Atividade 1.5 Observei a Aula de Kellen Cristina Costa Alves Bernardellis

    Estratégias : Pesquisa, roda de conversa, questionamentos, música, dança, texto instrucional;
    Avaliação: Envolvimento do aluno com o tema trabalhado
    Recursos que considera relevante para aprendizagem do aluno: 01 computador por aluno
    O que pode tornar-se referência para sua prática pedagógica: O trabalho sobre a diversidade cultural do país.
    Nome dos programas: KWord,  KolourPaint,  Wxcam e Mozilla Firefox.
    Áreas do conhecimento: Todas Breve descrição com uma síntese: Realizei a observação da aula de Kellen Cristina e achei imporante a forma que a mesma conduziu o desenvolvimento das atividades, onde destaca que o professor, tendo em vista que a escola é laica e não pode trabalhar questões religiosas, deve ficar atento para a relação que é feita entre a festa junina e a religião católica, enfatizando a festa junina enquanto manifestação cultural, sendo assim, resgatando a origem dela enquanto comemoração da colheita, esclarecendo a sua ligação com o meio rural. Acredito que no meu município ainda seja necessário um trabalho mais voltado para as manifestações culturais, para que não fiquemos presos apenas à dança da quadrilha.

 UNIDADE I
Atividade 1.4
Tecnologia na minha escola

Nas escolas do nosso município as tecnologias mais utilizadas são: livro didático, televisão, DVD e aparelho de som. Isso vem acontecendo ultimamente de forma planejada, ou seja o uso dessas tecnologias são planejados de acordo com a necessidade de aprendizagem dos alunos, como mais um instrumento para auxiliar tanto o estudante, quanto o professor.

UNIDADE I
Atividade 1.3

Educação e Tecnologia

Buscando refletir sobre a trajetória histórica da educação, percebemos que a educação foi concebida com diferentes concepções de acordo com cada época e grupo social. Na atualidade, faz se necessário que a escola valorize a formação humana do estudante, não estabelecendo prioridades.

UNIDADE I
Atividade 1.2

Registrando a Própria Reflexão
 
Minhas espectativas quanto ao uso da tecnologia nos processos de ensino aprendizagem, são de que novas possibilidades de aprendizagens surgirão no meio escolar, onde poderemos contar com mais um instrumento mais que necessário nos dias atuais. Já a preocupação se refere à falta dos equipamentos tecnológicos nas escolas do nosso município.

sábado, 11 de junho de 2011


UNIDADE I
Atividade 1.1
Quem sou eu Professora e Aprendiz



Na minha profissão como professora estou sempre buscando atender o meu aluno de acordo as exigências da sociedade atual, para isso, o diálogo é essencial para troca de conhecimentos. Busco considerar os conhecimentos trazidos pelo aluno, confrontando com as práticas pedagógicas da escola, assim sistematizando os conteúdos a serem trabalhados e produzindo novos conhecimentos.
Para realmente alcançar uma aprendizagem de qualidade, procuro estar sempre observando a proposta pedagógica da escola, me interando sobre a concepção de educação que a mesma trabalha, para direcionar o meu trabalho em busca de alcançar os objetivos, fazendo sempre que necessário o redirecionamento da minha forma de ensinar.
Desde o ano de 2009 estou afastada da sala de aula, pois estive trabalhando como tutora do Programa profuncionário de março de 2009 à dezembro do ano passado (2010). já este ano, até a presente data estou na Coordenação Pedagógica da Rede Municipal de Ensino.
Durante todos esse tempo que estou fora da sala de aula, tenho encontrado várias oportunidades de refletir sobre o meu papel como professora dos anos iniciais, pois esta nova experiência tem me proporcionado um grande crescimento, tanto pessoal, quanto profissional e tenho certeza que serão úteis para aperfeiçoamento da minha prática pedagógica.
Acredito que todos os professores deveriam ter a oportunidade de trabalhar em outras funções, para que possam em algumas ocasiões olhar o ensino aprendizagem por um outro ângulo, onde de repente se torna possível perceber o que antes parecia ser impossível, ou mesmo onde o inacreditável passa a ser presenciado. Quem sabe este é um dos caminhos pelos quais precisamos percorrer em busca de melhoria da qualidade da educação.