quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UNIDADE II Atividade 2.7



ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMEMNTAL SANTA MARTA




PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



CLEONICE FERNANDES DA CRUZ SILVA

LUCIANA ALVES LOUZEIRO










BOM JESUS DO ARAGUAIA – MT, AGOSTO DE 2011.



Apresentação
    A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que: durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.

    A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
    É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.


    Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção do conhecimento.


Público Alvo


Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos, cursando a 2ª fase do 1º ciclo.


Objetivo Geral


Estimular as crianças quanto ao respeito ecológico, mostrando a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente, proporcionando o reconhecimento de que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.

Objetivos Específicos
·        Sensibilizar as crianças quanto a importância do meio ambiente, e que nós seres humanos fazemos parte deste meio;

·         Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive;

·        Perceber as interferências negativas que os seres humanos tem causado à natureza;

·         Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

·        Estimular a leitura e a escrita;


·         Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

·         Desenvolver a oralidade, a socialização;


·         Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.


Metodologia

A metodologia utilizada para desenvolver este projeto será através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.



Estratégias

-
História infantil que trate da questão do meio ambiente;

- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e desenho;

- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;

- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;

- Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção.

- Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

- Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;

- Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;

- Ouvir e cantar a música;

- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)

- Ditado de palavras retiradas do texto.


Avaliação

O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário